Já em terras nórdicas começou-se por sentir o frio gélido que rondava os -6ºC no aeroporto de Estocolmo (Arlanda). Depois começou o dilema da lingua, mas como era coisa simples safamo-nos bem para pedir os bilhetes de comboio, no entanto entramos no comboio errado, ou seja, ia para o mesmo local, mas era o comboio dos nórdicos endinheirados...
Mal entrei fiz o comentário típico "Em Portugal não existe comboios com este luxo ", na qual o revisor, neste caso uma revisora que até por sinal era bem simpática e com bom aspecto, veio em direcção ao meu comentário. Lá se tentou explicar que aquele comboio era mais caro e nós meios entendidos e meios desentendidos lá nos dirigimos ao nosso destino sem que para isso fosse necessário debitar mais algum dinheiro nas nossas carteiras. Foi uma simpatia esta revisora com tão bom aspecto :), espero que me faça entender, sem qualquer "Requinte de malvadez" como diz o meu amigo RIOS.
Chegado ao destino (Uppsala), dirigimo-nos à pousada da juventude, já extremamente cansado, pois já não dormia à duas noites. Mas ainda me incubia a tarefa de encontrar a tal pousada, na qual decorreu com alguma normalidade...alguma porque existiu um pequeno engano e tive que carregar a mala da minha amiga, pois por sinal tinha dores no braço ou não tinha força que foi a minha dedução correcta, ou seja, trazer uma mulher são sempre dois trabalhos. Temos que fazer o nosso e o delas :). Pormenores com grande relevância!
O fim-de-semana em Uppsala foi tranquilo, lá deu para travar amizade com um sueco, ir visitar o centro da cidade e fazer compras para cozinhar na pousada. Tranquilo. Bem precisava de descansar.
A pousada era bastante agradável e barata para quem quiser fazer uma viagem à suècia. O dia ficou por 25 €. Claro que se eu ficar por aqui os meus amigos não precisam de preocupar com este tipo coisas...
Agradeço desde já a camisola que o meu amigo André Monteiro me ofereceu, pois tem sido bem necessária. Muito obrigado!
Já no dia 25/01/2010, segunda-feira foi necessário fazer-nos ao resto da viagem direcção a Gavle, cidade que nos acolhe durante cinco meses.
E foi na estação de comboio, onde tive a necessidade de comprar os bilhetes que vi a mulher sueca mais bonita até ao momento. Pois aquilo era verdadeiro não era em papel.
O que se diz que as mulheres são todas bonitas, não é verdade. Encontra-se lá uma de vez em quando. A não ser que seja na capital.
Adiante...por volta das 10h30 hora sueca lá cheguei à universidade de gavle com algum custo.
Depois demorei cerca de uma hora para me sentir orientado. Fomos assinar contracto do alojamento, comer na cantina e depois na parte da tarde falamos com a responsável por nós das relações externas que nos apresentou ao professor responsável pelo nosso projecto que ainda não temos.
Isto é que foi a minha grande tormenta...sentamo-nos no gabinete dele e começou o diálogo sobre o projecto que queriamos...agora imaginem como foi com o pouco inglês que sei!! No entanto lá o entendi e ele por sinal também me entendeu...depois mostrou-nos o laboratório que iamos trabalhar e fez uma explicação breve de tudo.
Quando acabou eu suava por todos os lados de tanto esforço mental para o perceber e ele a mim. Mas acho que vai ser assim que vou aprender, à marretada...:)
Vai ser dificil, mas ninguém me disse que ia ser fácil....Estou aqui para conquistar estes nórdicos como diz o meu amigo Ferrage...desculpa, estas NÓRDICAS :)
Assim despeço-me de todos os meus amigos que me deram força para este inicio de viagem, na qual eu estou enpenhado e entusiasmado!!!
Claro que vou continuando a dar novidades.
Para eles, um GRANDE ABRAÇO!!!
Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar, a busca da excelência não deve ser um objectivo e sim um hábito!!!
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
A nostalgia, a incerteza durante o percurso da viagem
O meu grande problema é ELA....
O meu sangue, a minha força e ao mesmo tempo a minha fraqueza!
Como ultrapassar o dilema de o dia de amanhã...as repercursões da escolha feita nos dia de hoje!!! Sem um dia podermos voltar para trás. Porque eu sei que com o orgulho que existe dentro de mim, nunca vou mostrar arrependimento se as repercursões forem más.
Mas "A sorte protege os audazes" e esse é lema que me tem seguido e ao qual me identifico!
Contudo não quero que a realidade se separe de mim porque eu sou apaixonado por ELA!!!
Foi todo um momento de reflexão durante o ínicio da minha viagem (Porto/Lisboa), à conquista de uma cultura Viking, sem precedentes.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Como é que tudo começou??
Numa brincadeira que se tornou cada vez mais séria, até se tornar realidade!!
Essa realidade é já no dia 22 de Janeiro de 2010, em que caminho numa nova aventura de ERASMUS ao país dos Vikings.
Uma aventura porque existe a barreira liguistica, seja ela inglesa ou sueca, o frio, as noites longas que no Verão se tornam curtas e depois como é indiscutivel, as suecas que tendem a paralisar a nossa visão com sua beleza...
Mas isto são batalhas épicas, para depois de tudo começar.
Espero com alguma ansiedade. Que todo este propósito seja o final do meu curso de Engenharia de Instrumentação e Metrologia com término em 25JUN2009.
Essa realidade é já no dia 22 de Janeiro de 2010, em que caminho numa nova aventura de ERASMUS ao país dos Vikings.
Uma aventura porque existe a barreira liguistica, seja ela inglesa ou sueca, o frio, as noites longas que no Verão se tornam curtas e depois como é indiscutivel, as suecas que tendem a paralisar a nossa visão com sua beleza...
Mas isto são batalhas épicas, para depois de tudo começar.
Espero com alguma ansiedade. Que todo este propósito seja o final do meu curso de Engenharia de Instrumentação e Metrologia com término em 25JUN2009.
Subscrever:
Mensagens (Atom)